
9 Dicas para turbinar sua Imunidade!
As baixas temperaturas do inverno e as mudanças climáticas em nosso estado são mais propícias para o aumento da proliferação de doenças respiratórias, alergias, gripes e resfriados. Além disso, estamos expostos diariamente a poluição do ar, toxinas, bactérias e ao estresse. Por isso precisamos ficar atentos a tudo que nosso organismo e nosso estado emocional estão sendo expostos, e assim agir para que o nosso sistema imunológico se mantenha sempre em alta.
Se você contrai gripes e resfriados com frequência, saiba que uma das causas pode estar relacionada a sua alimentação. Isso pode estar acontecendo porque tendemos a reduzir a densidade nutritiva da alimentação nessa época do ano. Por dar preferência a alimentos mais calóricos e com menos teor de vitaminas e minerais. Frutas e verduras saem de cena, assim como a hidratação e a consequência é a queda de imunidade.
Para que possam entender melhor, tudo começa no sistema imunológico, que tem a função de manter a integridade do corpo, defendendo-o de agentes que podem causar doenças. As células do sistema imunológico ficam espalhadas por todo o nosso organismo: sangue, órgãos linfoides e intestino. E fortalecer o sistema imunológico mesmo em dias mais frios não é difícil. Alguns alimentos e suplementos contribuem com nutrientes e compostos bioativos que turbinam a imunidade e agem contra diversas doenças:
- Oleaginosas: Castanhas, nozes, amêndoas, são ricas em vitamina e, zinco e selênio que protegem o nosso organismo contra a ação dos radicais livres, melhoram imunidade e evitam gripes e resfriados.
- Ômega 3: Com ação anti-inflamatória, ajuda a regular a ação de algumas células do nosso corpo, colaborando positivamente para o aumento da imunidade. Podem ser encontrados em cápsulas para suplementação: Óleo de Krill, óleo de peixe, semente de chia e linhaça.
- Alho: De preferência cru, estimula a multiplicação de células que combatem as infecções virais e aumentam a produção de anticorpos, além de possuir antioxidantes que neutralizam a ação dos radicais livres. Podendo também ser encontrado em cápsulas.
- Gengibre: É um alimento que fortalece o sistema imunológico por ser rico em antioxidantes e possuir propriedades antissépticas, antibacteriana e anti-inflamatórias. Ajuda a combater a congestão nasal, gripes, febre, vírus em geral e aliviar as dores de garganta e mal hálito.
- Glutamina: A L-glutamina é um aminoácido que irá atuar do formas diferentes no sistema imunológico: Como fonte energética pelos leucócitos células de defesa, síntese de glutationa (principal e mais potente antioxidante do organismo) e como fonte de energia para os enterócitos (células intestinas), impedindo a entrada de patógenos pelo intestino.
- Própolis: Contém proteínas e compostos com capacidade de alterar e regular o sistema imunológico, além dos benefícios antibacteriano e antiviral. Ele ativa os passos iniciais da resposta imune estimulando receptores específicos e a produção de citocinas, que modulam os mecanismos da imunidade.
- Frutas cítricas: Limão, laranja, bergamota, frutas vermelhas como: Cranberry e Blue Berry. São ricas em vitamina C, que aumentam a quantidade de células de defesa, prevenindo infecções comuns nessa época do ano. Também podem ser encontradas em cápsulas para suplementação oral.
- Óleo de coco: O ácido láurico e o ácido cáprico presentes no óleo de coco, ajudam a modular o sistema imunológico, agindo contra fungos, vírus e bactérias. Além disso, de maneira indireta ele contribui com a imunidade melhorando a motilidade intestinal.
- Cúrcuma: Possui ação anti-inflamatória, a curcumina é o principal composto ativo da cúrcuma, ela aumenta a capacidade antioxidante do corpo, combate o envelhecimento precoce e doenças inflamatórias do organismo, sendo um aliado para manter nossa imunidade em boas condições.
#Dicadanutri
Quer melhorar sua imunidade diante dessas oscilações de temperatura?
Então experimente o Shot para imunidade!
– Ingredientes:
* 1 limão espremido em ½ copo de água;
* 1c. café de gengibre ralado ou em pó;
* 1c. café de cúrcuma em pó;
* 1c. café de pimenta cayena;
* 3 gotas de própolis.
- Tomar logo cedo em jejum ou antes de dormir.
Ana Paula Werlang
Pós-graduanda em alimentos funcionais e Nutrigenômica – Clínica e esportiva – Estácio-SP
CRN:13253
Clínica: Rose Bender
Telefone: (55)9.9981-2812